/ Academia Baiana De Educação

Vacinas a caminho. Novos imunizantes. Lesões nos olhos

Fiocruz vai entregar 4,6 milhões de doses nesta semana. 150 países já aplicam vacinas contra a Covid-19. Pesquisa mostra que novo coronavírus pode causar lesões nos olhos

A Fiocruz deve entregar nesta semana 4,6 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O montante, até o fim deste mês, deve chegar a 18 milhões de unidades. Já o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac, imunizante mais aplicado no país até o momento, recebe nesta segunda-feira 3.000 litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de 5 milhões de doses. Ao todo, o instituto já distribuiu 40,7 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. A Fiocruz entregou 5 milhões de unidades até agora. As remessas dos laboratórios devem aumentar nos próximos meses, quando espera-se que a campanha de vacinação acelere.

Novos imunizantes

Ao menos 150 países já aplicam vacinas contra a Covid-19 em sua população. Mas para que todo o mundo esteja protegido o quanto antes, é preciso que novos imunizantes sejam desenvolvidos. Nesta corrida, houve um aumento de 27% em antígenos que chegaram à etapa final de testes em abril. Ao todo, são 23 vacinas que estão na fase 3, cinco a mais do que em dezembro de 2020. Considera-se nessa conta os fármacos já utilizados de maneira emergencial, ou definitiva, em todo o mundo, como os da Pfizer, AstraZeneca, Sinovac e Janssen. São 89 as vacinas testadas em humanos em todo o mundo e até o momento apenas quatro foram abandonadas.

Lesões nos olhos

Uma pesquisa brasileira com 104 pacientes que tiveram infecções mais graves da Covid-19 revelou que a doença pode causar lesões 'sérias e irreversíveis' nos olhos. Segundo o professor de oftalmologia Rubens Belford Júnior, da Escola Paulista de Medicina, coordenador do trabalho, as lesões podem indicar complicações no sistema nervoso. Os cientistas ainda não sabem se a retina é afetada diretamente pelo coronavírus, pela inflamação, por problemas de coagulação causados por eles, ou se por todos esses fatores combinados. O estudo foi publicado na revista médica Ocular Immunology and Inflamation Journal.